Imprensa da Universidade

Redes, capital humano e geografias da competitividade

redes_capital

Coordenadores: Fátima Velez de Castro; João Luís Fernandes; Rui Gama
Língua: Português
ISBN Digital: 978-989-26-1197-6
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1197-6
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Junho 2016
Dimensões:  230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 234

Sinopse:

No âmbito da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra (2014) reuniu-se um conjunto de investigadores que, partilhando das mesmas preocupações científicas, discutiu problemática(s) em torno do tema das redes, do capital humano e das geografias da competitividade.
Daqui resultou um conjunto de trabalhos de investigação sobre as relações territoriais contemporâneas, entre as lógicas espaciais contínuas e as descontínuas, as euclidianas e as topológicas, em que além das velhas questões geográficas, mais lentas, contam hoje também as relações mais rápidas e tecnologicamente mediatas e estruturadas em redes. A urgência dos estudos nesta área resulta da importância que as redes têm na afirmação estratégica dos lugares, ganhando interesse a análise das relações de proximidade e de continuidade geográfica, assim como também as relações descontínuas, as que procuram associações de afinidades estratégicas ainda que estas estejam marcadas por posições geográficas distantes e fragmentadas. A discussão desenvolve-se por isso em torno do entendimento de como a afirmação estratégica dos lugares, por um lado, e a promoção do capital humano, por outro, dependem ao mesmo tempo das velhas e das novas geografias, das relações de proximidade, relações à distância (em redes) e ainda da resiliência das populações, no sentido de capacidade de adaptação e resposta reativa e proactiva.

downloadebook