Imprensa da Universidade

Historiografias portuguesa e brasileira no século XX: olhares cruzados

Historiografias

Coordenadores: João Paulo Avelãs Nunes; Américo Freire
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0645-3
ISBN Digital: 978-989-26-0646-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0646-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Novembro 2013
Preço: 17,00 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 392

Sinopse:

O presente livro, dedicado à análise da evolução das historiografias portu­guesa e brasileira no século XX, resulta da colaboração entre uma instituição portuguesa, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC) e uma organização brasileira, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). De um lado temos uma entidade que mistura a longa du­ração da Universidade de Coimbra com a relativa novidade de uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; do outro um centro de documentação e investigação de excelência que se transformou, também, numa escola de ciências sociais no âmbito de uma Fundação que é, também, uma instituição de ensino superior.

Sem a pretensão de se apresentar como “a história” das historiografias portu­guesa e brasileira no século XX, esta obra integra textos de vários historiadores e outros cientistas sociais de ambos os países que propõem leituras diversas e cruzadas sobre a relação entre poderes (político-institucionais, religiosos, aca­démicos) e produção de discurso historiográfico, acerca da influência exercida por ambientes intelectuais estrangeiros — nomeadamente francês e alemão, bri­tânico e norte-americano —, sobre a relevância social de tecnologias derivadas da historiografia (didáctica da História, património cultural, museologia), acerca de temáticas particularmente atuais e/ou polémicas da história de Portugal e da história do Brasil (salazarismo e getulismo, colonialismo e pós-colonialismo, ditadura e transições da e para a democracia, empresas e empresários).

carrinho3