Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 271

Sinopse:

Este livro fala de um longo 1974, quer dizer, de uma confluência de trajetos que se precipitam e se cruzam, ora acelerando ora fundando processos cuja dinâmica está, ainda hoje, longe de poder dar-se por encerrada. Semelhante perspetiva denuncia, naturalmente, uma determinada pré-compreensão sobre a ideia de momento transicional, qual seja a de que o convívio tenso de tendências e inspirações diversas característico da transição surpreende-se melhor na ótica da articulação e da complexidade do que pela linearidade da passagem.
Duas partes estruturam este livro – “Vocabulários da Mudança Política” e “Itinerários
da Transição”. Aquela mais situada no terreno da discussão teórica e historiográfica, esta mais orientada para a exploração de material empírico. Acredita-se que assuntos como o marcelismo, o spinolismo, a influência dos militares ou o debate sobre as opções estratégicas portuguesas não dispensam uma reflexão paralela ao nível das gramáticas conceptuais subjacentes, e, donde, sobre a mobilização das noções de mudança, excepção, revolução, progresso, ditadura ou democracia.

Sumário - PDF

carrinho3