Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 314

Sinopse:

Num tempo em que se reequaciona todo um sistema de proteção social, este livro, que se debruça sobre as soluções encontradas em Portugal durante a Idade Moderna, não poderia ser mais atual. De facto (nunca é demais recordar), o conhecimento da evolução histórica das ideias e instituições fornece-nos instrumentos inigualáveis para a compreensão do presente. As instituições de proteção social são aqui perspetivadas como ponto de confluência de crenças, sistemas doutrinários e legislativos, interesses e possibilidades. Muito para além do elenco das organizações de proteção social, que fornece, a Autora procura as razões da sua existência e das suas modalidades. E assim, com o estudo das instituições, dos seus dirigentes e dos homens e mulheres socorridos (e tantas vezes controlados), desemboca-se na sociedade da Época Moderna, na sua arquitetura política, jurídica, ideológica, social e económica.

Sumário e Apresentação - PDF

carrinho3