Imprensa da Universidade

Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 234

Sinopse:

Por ocasião do centenário de nascimento de Paul Ricoeur, a Universidade de Coimbra juntou num mesmo volume um conjunto de estudos académicos em tributo a este  pensador. Reuniram-se deste modo comunicações de professores, de novos  investigadores e de estudantes de doutoramento em redor de temas que marcaram a receção da obra e do filósofo francês em Coimbra.
Cada capítulo do presente livro demonstra a fecundidade de um pensamento que, enraizado na “tradição reflexiva”, assumindo a mensagem das “filosofias da existência”, articulando Fenomenologia e Hermenêutica, adquire, hoje, crescente impacto e relevância. Esta é uma filosofia que promove o diálogo entre disciplinas, autores e culturas e supera divisões teóricas em ordem a enfrentar as exigências da praxis. O desafio da praxis fez assim emergir um pensamento exigente e, simultaneamente, capaz de dialogar com diversas áreas do saber como: a psicoterapia, a história, as neurociências, a bioética, as ciências sociais e os estudos literários.