Imprensa da Universidade

230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

No Império Médio, XI e XII dinastias (c. 2040 a 1780 a. C.), os Egípcios viveram um dos seus momentos mais altos, ao ponto de Wildung lhe ter chamado «a idade de ouro» do Egipto. Tanto a escrita, cujos hieróglifos permanecerão o modelo clássico por mais dois milénios, quanto a literatura, que atinge a sua perfeição formal, resistiram a pequenas reformas permitindo que o médio egípcio permanecesse a língua literária clássica do Egipto faraónico.

Este livro junta doze textos, pela primeira vez completos e em português, traduzidos do egípcio hieroglífico, com recurso, também, ao egípcio hierático, considerados clássicos da literatura egípcia desde o tempo dos próprios faraós. São pérolas da literatura universal, autênticos manuais de filosofia, sociologia, política ou religião, que nos apresentam o quotidiano e a maneira de pensar dos antigos Egípcios. Kufu e os Magos, a História de Sinuhe, o Conto do Náufrago, o Conto do Camponês Eloquente, As Admoestações de Ipu-uer, Diálogo de um Desesperado com o seu Ba, As Profecias de Neferti, As Lamentações de Khakheperréseneb, a Instrução de Amenemhat I ao seu filho Senuseret, a Instrução Lealista, a Instrução de Kheti e os Hinos a Senuseret III, são textos que nos deliciam e que pertencem em simultâneo à história da literatura e à história da civilização.

carrinho3