Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 258

Sinopse:

Este livro constitui um trabalho interdisciplinar e transversal, que apresenta uma análise desenvolvida a partir de fontes diversificadas e de perspectivas múltiplas.

Abarca o estudo da legislação, das mentalidades, dos preconceitos sociais e da imposição de um modelo mental e social, que disciplina o mundo feminino, e que gira também à volta de juízes e de advogados. O facto de as sentenças não serem fundamentadas impede uma rápida relação entre delitos e penas e uma análise diferenciada por género.

Estudar as mulheres e a justiça exige uma profunda revisão das fontes, das interpretações e das visões que se geraram a partir da intervenção de todos os elementos que participam no processo judicial, desde as testemunhas aos juízes.

Implica também tirar da invisibilidade discursos, que não são oficiais, mas que se oficializam na prática dos tribunais, como se torna evidente em alguns tratados de prática jurídica. Supõe, pois, o desejo de conhecer melhor a criminalidade feminina, através da análise da história social do delito.

carrinhodecompras