Imprensa da Universidade

Avaliação familiar I: funcionamento e intervenção

AvalFamiliar

Coordenadoras: Ana Paula Relvas; Sofia Major
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0838-9
ISBN Digital: 978-989-26-0839-6
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0839-6
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Agosto 2014
Preço: 9,00 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 116

Sinopse:

A Família, enquanto área da avaliação psicológica, representava em Portugal um objeto de estudo deficitário. Procurando dar um contributo neste domínio, esta obra reporta-se aos processos relacionais e dinâmicas psicológicas transversais às famílias, quer no seu quotidiano quer quando se encontram em terapia. Assim, são apresentados sete instrumentos que, numa ótica sistémica, avaliam o funcionamento e a comunicação familiar, a auto-perceção do indivíduo sobre o seu posicionamento no sistema e instrumentos que pretendem avaliar a eficácia e o processo em terapia familiar. Todos os capítulos seguem uma estrutura comum, definida na ótica do utilizador, e estruturada de forma a, por um lado, seguir uma lógica conceptual associada aos movimentos relacionais da Família, considerando o todo e a parte, e apresentar uma seleção dos instrumentos que, quer sejam de auto-resposta ou observacionais, procuram capturar aspetos relacionais e interacionais do sistema familiar e terapêutico. Fica a expectativa desta obra se revelar útil para o leitor e, fundamentalmente, para o desenvolvimento rigoroso do conhecimento na área dos estudos sobre a Família.

carrinho3