Imprensa da Universidade

Conselhos de empresa europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal

Conselhos de Empresa Europeus

Autores: Hermes Augusto Costa; Paula Reis Costa
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0631-6
ISBN Digital: 978-989-26-0632-3
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0632-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Maio 2014
Preço: 17,50 €
Dimensões: 290 mm x 160 mm
N.º Páginas: 298

Sinopse:

Este livro analisa o impacto setorial da criação de mecanismos de informação e consulta de trabalhadores nas empresas de dimensão comunitária, designa­dos de Conselhos de Empresa Europeus (CEEs). Na primeira parte, de enqua­dramento teórico (capítulos 1 e 2), discute-se o papel da regulação social nas multinacionais e recuperam-se estudos, tipologias e “boas práticas” no funcio­namento dos CEEs. Na segunda parte (capítulos 3 e 4), de recorte mais quanti­tativo, privilegia-se a análise setorial da constituição de CEEs em Portugal e uma radiografia dos acordos de CEEs envolvendo representantes portugueses dos sectores metalúrgico, químico e financeiro. Por fim, na terceira parte (capítulo 5) valorizam-se os olhares de representantes de trabalhadores em CEEs de três multinacionais em análise: VW/Autoeuropa (setor metalúrgico), Air Liquide (se­tor químico) e Banco Espírito Santo (setor financeiro). Evidenciam-se, em cada estudo de caso, as possibilidades de participação laboral em CEEs e a identifi­cação de “boas práticas”.

carrinho3