Imprensa da Universidade

Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal *

ConsolidacaodaPazTimorLeste

Coordenadora: Maria Raquel Freire
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0889-1
ISBN Digital: 978-989-26-0890-7
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0890-7
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Março 2015
Preço: 15,90 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 291

Sinopse:

Este volume analisa a contribuição das missões de paz das Nações Unidas para a manutenção e consolidação da paz em Timor-Leste, bem como o envolvimento mais específico de Portugal nestes processos. Os contributos deste trabalho visam explicitar a multidimensionalidade que os sucessivos mandatos das missões internacionais foram adquirindo, os contextos em que estes se desenharam, os atores envolvidos, bem como as implicações que essas alterações tiveram na forma como Portugal se foi posicionando e articulando. Tudo isto tem por objetivo perceber o contributo destas missões e do envolvimento externo mais alargado, para a consolidação da paz em Timor-Leste. A explicitação de elementos visíveis e das dinâmicas invisíveis associados aos processos de intervenção permitem perceber as relações por vezes desajustadas entre o que é assumido ao nível do planeamento e a sua implementação no terreno, sublinhando a relevância de dinâmicas locais e da sua inclusão na construção de uma paz sustentável.

carrinhodecompras