a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Guerra e Poder na Europa Medieval, das Cruzadas à Guerra dos 100 Anos

guerraepoder

Autor: João Gouveia Monteiro (Coord.); Miguel Gomes Martins; Paulo Jorge Agostinho
Língua: Português 
ISBN: 978-989-26-1022-1
ISBN Digital: 978-989-26-1023-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1023-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra 
Edição: 1.ª 
Data: Agosto 2015 
Preço: 21,20 € 
Dimensões: 230 x 160 mm 
N.º Páginas: 370

Sinopse:

Guerra e Poder na Europa Medieval, das Cruzadas à Guerra dos Cem Anos constitui um convite para revisitar quatro momentos chave da história da Europa, entre os finais do século XII e os inícios do século XV.

O primeiro momento coincide com a mais importante batalha do período das Cruzadas, que foi travada e ganha pelo sultão aiúbida Saladino, em 1187, junto aos Cornos de Hattin, na Galileia, tendo provocado o desmoronamento de grande parte do território cristão na Terra Santa.

O segundo corresponde também a um conflito com fundo religioso, mas dirimido na Península Ibérica: a batalha de Las Navas de Tolosa, onde, em 1212, uma confederação de forças cristãs liderada pelo rei Afonso VIII de Castela derrotou a hoste muçulmana do califa almóada Abu Abd Allah Muhammad, al-Nasir, imprimindo assim um novo fôlego à Reconquista.

O terceiro momento situa-se na Flandres dos inícios do século XIV e identifica um dos combates mais importantes da história tardo-medieval europeia: a batalha de Courtrai, ferida em 1302 e que terminou com uma vitória espetacular das cidades industriais flamengas em revolta contra o domínio francês.

Por fim, o quarto momento diz respeito a uma das batalhas mais célebres da Guerra dos Cem Anos, que opôs a França à Inglaterra: a batalha de Agincourt, celebrizada por Shakespeare e travada em 1415, na qual o jovem rei inglês, Henrique V, alcançou a vitória mais brilhante da sua carreira, colocando a Coroa da flor-de-lis à beira do colapso.

Este é um livro muito ilustrado e documentado por uma grande diversidade de fontes, destinado a contar ao público de língua portuguesa quatro das mais empolgantes histórias da Europa da Baixa Idade Média. 

carrinhodecompras