Imprensa da Universidade

Integração dos mercados financeiros: teoria e investigação empírica *

Integração dos Mercados Financeiros

Autor: José A. Soares da Fonseca
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0701-6
ISBN Digital: 978-989-26-0702-3
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0702-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Maio 2014
Preço: 7,50 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 88

Sinopse:

Nesta obra fazemos a exposição das condições fundamentais que influenciam a diversificação internacional do investimento financeiro, bem como dos métodos de análise das suas consequências sobre a integração dos mercados financeiros. Esta segunda questão é abordada sob dois pontos de vista diferentes, o primeiro dos quais assenta sobre as metodologias de avaliação dos ativos financeiros, e o segundo sobre a análise de cointegração dos preços dos ativos financeiros negociados sobre mercados diferentes.

O livro é composto por três capítulos:

O primeiro capítulo começa pela análise dos fundamentos económicos da diversificação das carteiras, e centra-se, seguidamente, na análise dos fatores que condicionam a diversificação internacional.

No segundo capítulo apresentamos os modelos gerais de avaliação dos ativos financeiros e as suas extensões destinadas à avaliação internacional de ativos financeiros.

O terceiro e último capítulo inicia-se com a descrição dos principais modelos de análise da integração dos mercados financeiros, baseados nos modelos de avaliação dos ativos financeiros. Inclui também a descrição de diversos estudos empíricos sobre a integração dos mercados financeiros que utilizam a metodologia baseada na avaliação dos ativos ou a metodologia da cointegração.

carrinho3