Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 506

Sinopse:

Dando prosseguimento ao Colóquio “Na Gênese das Racionalidades Modernas – Em torno de Leon Battista Alberti” realizado pela UFMG em abril 2011, em Belo Horizonte, este Colóquio “Na Génese das Racionalidades Modernas II – Em torno de Alberti e do Humanismo”, que teve lugar nos dias 15 a 19 de Abril de 2013 nas instalações do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, promovido pelo Centro de Estudos Sociais, bem como pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta Universidade, teve por objetivo debater, para além das categorias tradicionais da historiografia, as novas formas de racionalidade que a abordagem peculiar aos saberes dada por Alberti engendrou em todos os campos do conhecimento, sejam de natureza artística, técnica, moral, política e cultural, bem como aferir a sua influência até aos nossos dias. A ambição destes eventos foi justamente esta: investigar em que sentido a obra de Alberti pode-nos ajudar a pensar o mundo de hoje, nos dois lados do Atlântico, seja a partir dos textos escritos que concebeu, seja pe¬las obras que deixou como, ainda, pela realização de uma vida ativa e interventiva no quadro do primeiro Renascimento italiano, principalmente se tivermos em conta como os estudos humanísticos são entendidos atualmente.

carrinhodecompras