Imprensa da Universidade

O Marquês de Pombal e a universidade (2.ª edição)

O Marques Pombal e a UC

Autora: Ana Cristina Araújo
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0752-8
ISBN Digital: 978-989-26-0753-5
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0753-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª
Data: 2014
Preço: 21,20 €
Dimensões: 230 mm x 161 mm
N.º Páginas: 318

Sinopse:

A ideia desta obra nasceu e amadureceu no ano em que se comemorou o tricentenário do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo. Apesar da abundante bibliografia consagrada ao pombalismo e à História da Universidade, e do reconhecido valor atribuído a trabalhos de referência obrigatória sobre ambas as temáticas, entendeu-se que não seria inútil uma compilação alargada de estudos sobre a esfera de atuação e o sentido da política cultural do ministro de D. José I no domínio do ensino superior. Sob diversos ângulos, as análises produzidas aspiram a uma compreensão mais sólida da função e do lugar que coube, de facto, à Universidade de Coimbra na modernização cultural do país, e da importância que a institucionalização do iluminismo revestiu no processo de secularização da sociedade e na consumação do “Absolutismo Esclarecido “ em Portugal. Excerto do prefácio de Ana Cristina Araújo.

carrinho3