Imprensa da Universidade

A política externa russa no espaço euro-atlântico: dinâmica de cooperação e competição num espaço alargado

Politica Externa Russa

Autoras: Patrícia Daehnhardt; Maria Raquel Freire
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0711-5
ISBN Digital: 978-989-26-0712-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0712-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Março 2014
Preço: 14,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 369

Sinopse:

Com enfoque no espaço Euro-Atlântico, este volume analisa as relações da Rússia com atores diversos, em níveis de análise diferenciados, e com ênfase nas dimensões de atuação relevantes a nível político, económico e de segurança. Destacam-se o espaço pós-soviético, área vital de atuação e influência russa; as relações com a União Europeia (UE); o Ártico, pelos recursos energéticos abundantes e pelas rotas de distribuição; as relações com os Estados Unidos da América; as relações com a Turquia, um ator emergente com estatuto regional importante para a diplomacia de Moscovo; e as relações no quadro do Médio Oriente, região em grande mudança desde a primavera Árabe com implicações para a diplomacia russa. De um modo inclusivo esta análise visa clarificar os alinhamentos de política externa russa mais de duas décadas após o fim da União Soviética, com todas as implicações que lhe estão subjacentes, constituindo um contributo fundamental para a compreensão das relações internacionais russas num contexto em mudança.

carrinho3