Imprensa da Universidade

O sistema da incompletude: a doutrina da ciência de Fichte

O Sistema da Incompletude

Autor: Diogo Falcão Ferrer
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0699-6
ISBN Digital: 978-989-26-0700-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0700-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2014
Preço: 17,00 €
Dimensões: 228 mm x 160 mm
N.º Páginas: 216

Sinopse:

J. G. Fichte é uma figura central da história da filosofia europeia. A sua teoria da consciência humana, que intitulou Doutrina da Ciência, é a primeira tentativa de reconstrução da filosofia após a fim da metafísica moderna.

Muito para além dos lugares comuns da história da filosofia, que a considerava tradicionalmente como um idealismo subjectivo ou um mero ponto de passagem entre Kant e Hegel, a Doutrina da Ciência constitui uma investigação, sobre bases teóricas inéditas, acerca das condições e categorias fundamentais do conhecimento e da acção. Com uma coerência ímpar, Fichte estuda as condições necessárias para construir uma teoria do conhecimento e da acção, partindo do conceito de liberdade para reflectir de modo radical sobre a consciência humana do mundo e de si, e sobre como podemos conhecer e agir eticamente.

Este livro é a primeira introdução em português à Doutrina da Ciência. Abrange as quatro primeiras versões da Doutrina da Ciência, que Fichte redigiu entre 1794 e 1804, apresentando também um conjunto de novas interpretações que permitem encontrar o fio condutor de cada uma dessas versões, assim como compreender o desenvolvimento do pensamento do autor.

carrinho3