Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 325

Sinopse:

No presente livro optou-se por compreender a significação da didática conimbricense tomando-se a filosofia como perspetiva formal para essa compreensão e como ponto a partir do qual se pode lançar a pergunta crucial: o Cursus conimbricensis é o majestoso destroço de uma escolástica destinada a ser varrida a breve trecho pelo sensismo, pelo racionalismo e mais tarde pelas ciências experimentais, ou a sua abordagem, metafísica, sempre pronta a comprometer-se com a mutabilidade e a precariedade dos destinos humanos, tem ainda muito para nos dizer? E a contradição insanável do espírito jesuíta entre a vocação “heroica” para as grandes empresas, as grandes viagens e os grandes martírios – explicada nos monólogos atormentados dos colegiais transformados em prima-donas de teatro – e a tendência prática para a mediação, a adaptação, os bons negócios e a diplomacia internacional não poderia ter tido a sua origem justamente na sua formação? O estudo da didática conimbricense poderá, em suma, dar-nos muitas chaves para descodificar a história, precisamente em relação àqueles eventos e ações tão paradoxais que não podem ser explicados pela estratégia, e dos quais a Europa moderna parece alimentar-se avidamente, como de um prato apurado, para paladares fortes.

carrinhodecompras