Imprensa da Universidade

Coro: corpo coletivo e espaço poético: interseções entre o teatro grego antigo e o teatro comunitário

coro

Autora: Cláudia Andrade
Língua: Português
ISBN:
978-989-26-0521-0
ISBN Digital: 978-989-26-0761-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0761-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
1.ª
Data:
Maio 2013
Preço:
Dimensões:
230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

Através do cruzamento entre as dinâmicas contemporâneas do teatro comunitário e o teatro grego antigo, esta obra pretende investigar a estrutura e funções do coro grego, com a perspetiva de desenvolver os processos artísticos comunitários.

Como elemento primordial que está na génese da origem teatral e ao articular pressupostos éticos, ideológicos, estéticos e cívicos, o coro pode representar uma potente mais-valia para a criação comunitária. Como convenção teatral, personagem e como concretização de um teatro cívico e festivo como era o dos gregos, o estudo do coro pretende confrontar conceitos e articular ideias que possam conduzir ao resgate do coro como base e fundamento do processo criativo.

De forma a potenciar um diálogo dinâmico entre as nossas tradições ancestrais e o tempo presente, a investigação está estruturada sob uma perspetiva interdisciplinar que tem como objetivo munir as bases concetuais e as práticas metodológicas para o trabalho teatral com a comunidade.

carrinho3