Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 176

Sinopse:

Este livro nasceu do desejo de fazer cruzar os olhares de Teófilo Braga, Antero de Quental e Ramalho Ortigão sobre os grandes problemas intelectuais, políticos e morais do tempo em que viveram. Esta intenção foi colocada ao serviço de um duplo objetivo: por um lado, almejou-se a que tais problemas ganhassem nitidez através das perspetivas não coincidentes (e frequentemente polémicas) das personalidades envolvidas; por outro, visou-se a que o confronto dos criadores fosse a via régia para um melhor conhecimento das criaturas. Comparar a porfiada erudição de Teófilo Braga com o rasgo metafísico e angustiado de Antero e com a pedagogia de Ramalho Ortigão, tantas vezes propensa ao tradicionalismo, é vislumbrar o mundo plural das opções da chamada “Geração de 70”. As dificuldades deste diálogo permitem vislumbrar os grandes dilemas do Portugal finissecular oitocentista, expostos e vividos por personalidades de exceção.

Sumário e Explicação Prévia - PDF

carrinho3