Imprensa da Universidade

Ecos do mundo zero: guia de interpretação de futuros, aliens e ciborgues

ecos

Autora: Elsa Margarida Rodrigues
Língua: Português
ISBN:
978-989-26-0140-3
ISBN Digital: 978-989-26-0578-4
DOI:
Editora:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
1.ª
Data:
Outubro 2012
Preço:
Dimensões:
230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

Género cinematográfico de sucesso, a ficção científica alimenta simultaneamente o desejo de sublimação e a reflexão sobre o presente e o futuro, provocando inquietações epistemológicas, existenciais e identitárias que configuram uma espécie de filosofia de massas capaz de interpelar todos os públicos. Partindo da suspensão da descrença, conduz o espetador até aos limites do verosímil, obrigando-o a viajar pelo tempo e pelo espaço e a confrontar-se com o radicalmente estranho que, na essência, é fundamentalmente igual, uma variação possível do eu, do aqui e do agora, coordenadas do mundo zero que é a substância de qualquer narrativa. Os universos ficcionados constituem-se como locais de cruzamento e reconfiguração do humano e não humano, do orgânico e mecânico, do real e virtual, traduzindo as ansiedades provocadas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e pela alteridade cultural, social e política de cada momento histórico.

Combinando ficção e ciência em doses ajustadas ao mundo zero de que parte, a ficção científica revelou-se a narrativa mais adequada a um presente a partir do qual todos os futuros parecem possíveis.

carrinho3