Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 207

Sinopse:

Educação Filosófica – sete ensaios analisa, por várias vias, e em perspetivas diversas, mas convergentes, a problemática da ensinabilidade da filosofia e das condições da sua concretização, sobretudo no Ensino Secundário. Pretendem demonstrar que ensinar e aprender filosofia coloca problemas de que temos que ter consciência, se quisermos iniciar os alunos numa verdadeira formação filosófica. Há uma ideia generalizada que considera que a filosofia não necessita de uma didática muito exigente porque tem em si as condições da sua própria didática. Esta ideia, basicamente certa, segundo o autor, tem sido causa, no entanto, de equívocos que têm dificultado as verdadeiras vias de acesso ao ensino e à aprendizagem da filosofia. É curioso notar como o autor demonstra que a ideia corrente de que a filosofia tem em si mesmo a sua didática, se volta contra a própria filosofia, sendo (tendo sido) uma das mais fortes razões para a dificuldade de pôr em prática a didática que se diz que a filosofia tem.

Ao longo destes sete ensaios, com grande rigor e pormenor, são abordados temas centrais como, por exemplo, as relações entre a filosofia e a pedagogia, os métodos de ensino, a importância da motivação, os objetivos de uma educação filosófica, a necessidade de uma avaliação adequada e rigorosa, etc..

Trata-se de justificar a necessidade de levar os alunos a aprender filosofia por processos pedagogicamente mais motivantes e educativamente mais valiosos que os habituais. O autor procura demonstrar que uma didática específica não é incompatível com uma aprendizagem rigorosa e exigente dos conteúdos, e que a preocupação com a motivação pedagógica não induz superficialidade na formação filosófica, antes pelo contrário.

Índice e Prefácio - PDF

carrinho3