Imprensa da Universidade

A fraude académica no Ensino Superior em Portugal

Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses

fraudeacadémica

Autores: Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama e Paulo Peixoto
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1069-6
ISBN Digital: 978-989-26-1070-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1070-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Novembro 2015
Preço: 16,96 €
Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 200

Sinopse:

A fraude académica cometida por alunos é um problema de ordem institucional, social e moral. Ela compromete a solidez de estruturas básicas da sociedade, tais como a confiança nas instituições e a confiança interpessoal.
Este livro apresenta e discute os resultados de um amplo estudo conduzido por docentes da Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais, sobre a fraude académica cometida por alunos no ensino superior em Portugal, no âmbito do qual foram questionados 7.292 alunos e 2.727 docentes.
Sendo escassos os estudos publicados sobre este assunto em Portugal, este livro apresenta, numa linguagem simples e acessível:
• uma tipologia agregadora de Fraude Académica;
• as perceções dos estudantes sobre a fraude cometida e sobre os seus principais motivos e inibidores;
• as perceções dos docentes sobre a fraude académica;
• os resultados globais para Portugal, mas também desagregados por área científica: Economia e Gestão, Engenharias, Medicina, Enfermagem, Educação, Direito, Ciências Sociais e Humanas, Artes.

carrinhodecompras