Imprensa da Universidade

A geologia de engenharia e os recursos geológicos (vol. I e II)

Coordenador: Martim Portugal V. Ferreira
Língua: Português
ISBN: 972-8704-14-3; 972-8704-15-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2003
Preço: 34,00 € (2 volumes)
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 381 páginas (vol. I); 494 páginas (vol. II)

Sinopse:

Reúnem-se aqui 60 artigos preparados por 113 autores para dar nota abrangente do estado da arte, em Portugal, no âmbito de duas das áreas de Geociências. Editam-se em dois volumes: I – Geologia da Engenharia. II – Recursos Geológicos. De alguma forma, esta obra permite também apreciar as valências e as linhas de trabalho percorridas na maioria das instituições portuguesas públicas de I.D. e empresas; dão boa notícia sobre o que se faz em projetos de Geologia de Engenharia e de Recursos Geológicos, neste tempo simbólico do início do século XXI. Releva um artigo de fundo e de referência sobre os jazigos portugueses de minérios de urânio e sua génese preparado por J. M. Cotelo Neiva. O conjunto dos artigos, com forte expressão tecnológica, são enquadrados nos seguintes temas: - Geologia do ambiente e urbana; - Caracterização geotécnica, regional e urbana, com forte componente nas fundações de barragens e obras subterrâneas; - Mecânica de solos e de rochas, riscos geológicos e sua prevenção; - Decaimento de rochas e agregados e seus reflexos no património construído; - Minerografia e Mineração nas suas perspetivas histórica e de desenvolvimento; - Geoquímica, Mineralogia e Geologia de distritos metalíferos de ouro, volfrâmio, estanho, urânio, metais base, quase sempre em análises casuísticas; - Gemas da Diamang e Alto Ligonha; - Recursos hídricos e geotérmicos em domínios cristalinos e insulares; - Inertes, rochas ornamentais e minerais industriais; - Educação e formação em Geologia. A sistematização dos artigos e a organização dos índices remissivos por artigos, autores e palavras-chave facilita a leitura e consulta deste significativo conjunto de artigos incidentes na Tecnologia das Geociências.

carrinho3