Imprensa da Universidade

Gramática derivacional do português

Gramática Derivacional

Autores: Graça Rio-Torto; Alexandra Soares Rodrigues; Isabel Pereira; Rui Pereira; Sílvia Ribeiro
Língua:
ISBN:
978-989-26-0640-8
ISBN Digital: 978-989-26-0641-5
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0641-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
 1.ª
Data:
 Outubro 2013
Preço:
Dimensões:
 230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

Nesta Gramática Derivacional descreve-se os mecanismos, os recursos e os produtos de formação de palavras do português contemporâneo, usando uma linguagem acessível mas assente em aturada investigação por parte dos seus autores, docentes universitários com larga experiência em pesquisa sobre o léxico. Com base nos dados do português europeu e em alguns do português do Brasil, percorrem-se os processos de sufixação (construção de nomes, de adjetivos e de verbos), de prefixação, de composição (erudita e vernácula) e de construção não concatenativa (cruzamento, truncação, siglação, acronímia). A morfologia e a semântica das palavras construídas - sejam isocategoriais ou heterocategoriais - são analisadas tendo em conta as bases que as compõem, os afixos que nelas ocorrem, os processos e as restrições de combinatória, e as áreas denotacionais dos produtos. Precede a descrição dos diferentes paradigmas um capítulo de apresentação dos conceitos básicos e de enquadramento teórico.

carrinho3