Imprensa da Universidade

Gramática derivacional do Português (2ª edição)

gramaticaderivacional2

Coordenadora: Graça Rio-Torto
Autores: Alexandra Soares Rodrigues, Isabel Pereira, Rui Pereira, Sílvia Ribeiro
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0863-1
ISBN Digital: 978-989-26-0864-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0864-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª
Data: Abril 2016
Preço: 30 €
Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 569

Sinopse:

Nesta Gramática Derivacional descrevem-se os mecanismos, os recursos e os produtos de formação de palavras do português contemporâneo, usando uma linguagem acessível mas assente em aturada investigação por parte dos seus autores, docentes universitários com larga experiência em pesquisa sobre o léxico. Com base nos dados do português europeu e em alguns do português do Brasil, percorrem-se os processos de sufixação (construção de nomes, de adjetivos e de verbos), de prefixação, de composição (erudita e vernácula) e de construção não concatenativa (cruzamento, truncação, siglação, acronímia).
A morfologia e a semântica das palavras construídas - sejam isocategoriais ou heterocategoriais - são analisadas tendo em conta as bases que as compõem, os afixos que nelas ocorrem, os processos e as restrições de combinatória, e as áreas denotacionais dos produtos. Precede a descrição dos diferentes paradigmas um capítulo de apresentação dos conceitos básicos e de enquadramento teórico.

carrinhodecompras