Imprensa da Universidade

Intervenção em Rede: serviço social, sistémica e redes de suporte social (2ª edição)

intervencaorede2

Autora: Sónia Guadalupe
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0865-5
ISBN Digital: 978-989-26-0866-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0866-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª
Data: Abril 2016
Preço: 8,40 €
Dimensões: 230 x 160 mm
N.º Páginas: 142

Sinopse:

A intervenção em rede constitui uma das metodologias centrais na intervenção social contemporânea. Os matizes que se cruzam na intervenção em rede e os desafios que coloca, exigem que os interventores sociais compreendam e desenvolvam o seu agir profissional no domínio da complexidade. Este é um livro pensado especificamente para assistentes sociais, atendendo aos desafios que estes profissionais enfrentam face aos problemas sociais existentes e emergentes e à necessidade de (re)pensar e recriar criativamente a sua acção, ainda que o domínio de interesse se alargue a um campo multidisciplinar.
O livro aborda a relação do Serviço Social com a Sistémica, perspectiva que enquadra epistemologicamente os conteúdos nele desenvolvidos, permitindo situar o conceito de rede social, equacionar a avaliação do suporte social, os modelos de intervenção em rede e o posicionamento profissional na intervenção comunitária.
A problematização e a operacionalização do diagnóstico das redes de suporte social são centrais para uma intervenção em rede que faça sentido num conjunto de boas práticas e seja consequente. Sabendo que a intervenção em rede é amplamente apoiada pela investigação e reclamada pelas políticas sociais de nova geração, o livro pretende constituir-se como fonte de (in)formação para que os (futuros) interventores sociais sejam capazes de equacioná‑la, capacitando-os na sua operacionalização, através do acesso a instrumentos de diagnóstico e planificação da sua acção.

carrinhodecompras