Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 412

Sinopse:

Este trabalho visa contribuir para a(s) resposta(s) à seguinte questão: que mecanismos estão envolvidos na construção, por parte das crianças mirandesas, de representações diferenciadas de duas das línguas que convivem no seu ambiente de input, o mirandês e o português? Mais especificamente, procurou-se averiguar qual o peso do desenvolvimento “metalinguístico” destas crianças na perceção das identidades das línguas às quais se encontram expostas (em graus variáveis) no decurso do processo de aquisição linguística. A pertinência da pergunta decorre, em primeiro lugar, da acentuada afinidade estrutural entre um e outro idioma aqui considerados e, depois, da perturbação, a que atualmente se assiste na comunidade bilingue mirandesa, nos padrões de distribuição de cada uma destas línguas por domínios de uso.

O interesse da discussão teórica e do trabalho experimental realizados nesta obra não se esgota, contudo, na análise deste caso particular de contacto de línguas. Na verdade, a reflexão empreendida procura dilucidar problemáticas transversais a múltiplas situações de bilinguismo (individual e social) e de contacto de línguas, fenómenos que, dada a sua especial relevância na atualidade, têm vindo a conquistar espaço crescente na investigação contemporânea.

Introdução - PDF

carrinho3