Imprensa da Universidade

Uma coisa na ordem das coisas: estudos para Ofélia Paiva Monteiro

Uma coisa na ordem das coisas. Estudos para Ofélia Paiva Monteiro

Coordenadores: Carlos Reis; José Augusto Cardoso Bernardes; Maria Helena Santana
Língua: Português
ISBN:
978-989-26-0273-8
ISBN Digital:
978-989-26-1164-8
DOI:
Editora:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
1.ª
Data:
Outubro 2012
Preço:
Dimensões:
230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

O volume Uma coisa na ordem das coisas: estudos para Ofélia Paiva Monteiro "por força havia de suceder, conforme pode ler-se no passo das Viagens que naquele título ecoa. Havia de suceder prestar-se justa homenagem a uma universitária que sobejamente a merece, sem para isso ter feito outra coisa que não aquilo que mais e melhor tem feito: ensinar, investigar, orientar, estimular nos seus incontáveis discípulos o desafio de aprender. Por isso encontramos, neste livro de celebração de uma grande senhora da universidade portuguesa, ensaístas de várias gerações, formações e origens. Nem todos terão sido formalmente alunos de Ofélia Paiva Monteiro; todos foram seus discípulos, no sentido mais rico do termo, o de aprender com quem, tendo a superioridade do saber não exibe a arrogância de o impor. Assim foi e continua a ser Ofélia Paiva Monteiro, ao longo de uma vida consagrada a ler e a ensinar muitos autores de muitos tempos; é também resultado da motivadora pluralidade de saberes da homenageada a diversificada gama de temas literários e culturais que estes estudos contemplam. Todos e cada um deles são testemunho de gratidão pelo exemplo da Mestra.

carrinho3