a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção (2.ª edição)

Psicologia Vocacional

Coordenadores: Maria do Céu Taveira; José Tomás da Silva 
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0091-8
ISBN Digital: 978-989-26-0239-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0091-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª
Data: Fevereiro 2011
Preço: 8,48 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 185


Sinopse:

Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção incide sobre o estudo do comportamento e do desenvolvimento humano através do trabalho, nos mais variados contextos e ao longo da vida, e nas aplicações desse estudo à consulta psicológica e a outras modalidades de intervenção especializada.

É uma obra que pretende ajudar estudantes e profissionais de Psicologia e de outras áreas afins a compreender e a debater, de modo esclarecido, o papel da Psicologia Vocacional e da intervenção dos psicólogos, na resolução de problemas e na tomada de decisões que se relacionam com o trabalho e com o ato de trabalhar. O livro procura, ainda, demonstrar o papel da Psicologia Vocacional no aperfeiçoamento de potencialidades e na melhoria do bem-estar psicológico, numa diversidade de populações.

A obra que aqui se apresenta inscreve-se num projeto reformista, de base científica, que na venerável tradição, inaugurada por Frank Parsons, tem procurado construir os conhecimentos, as tecnologias e as intervenções, que amplamente difundidas e aplicadas pelos psicólogos, permitam a todos indivíduos alcançar satisfação pessoal no trabalho que realizam enquanto que, ao mesmo tempo, contribuem para o desenvolvimento da sociedade humana de são parte integrante.

Esta obra é constituída por um conjunto de seis capítulos distintos, da autoria de investigadores provenientes das universidades públicas da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, de Barcelona, em Espanha e de Coimbra, Lisboa e Minho, em Portugal. Em cada um dos capítulos os autores, reputados especialistas nos temas glosados, reveem de um modo bastante aprofundado e com espírito crítico, a história e as principais características de distintas modalidades de intervenção vocacional, originadas no âmbito da Psicologia Vocacional, com crianças, jovens e adultos.

carrinho3