Imprensa da Universidade

230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

Esta dissertação de doutoramento pretendeu preencher parte de uma lacuna das historiografias medieval e do urbanismo portuguesas: questionar o programa e a forma da cidade medieval descodificando, por um lado, os contextos que a explicam e justificam, percebendo, por outro, o como e o quanto o urbanismo foi um instrumento de construção e consolidação da nacionalidade.
A estratégia para essa análise, patente no próprio índice, consistiu em decompor o todo, analisando as partes, articulando-as no seu processo evolutivo, nunca perdendo de vista os agentes, do rei aos cidadãos. O recurso às vilas de fundação foi, em algumas situações, o meio para encontrar os protótipos mentais de quem decidiu e executou.
Entre muitas outras conclusões confirmaram-se duas teses simples: que, apesar de nuances que decorrem das características do território e das gentes, o urbanismo medieval português partilha as características e a cronologia do europeu; que a compreensão desse urbanismo é fundamental para a entendimento dos processos usados pelos portugueses nos territórios que ocuparam na expansão e colonização ultramarina da Idade Moderna.

carrinho3