Imprensa da Universidade

Youth sports: growth, maturation and talent

Youth Sports: Growth, Maturation and Talent

Coordenadores: Manuel J. Coelho e Silva; António J. Figueiredo; Marije T. Elferink-Gemser; Robert M. Malina
Língua: Inglês
ISBN: 978-989-26-0005-5
ISBN Digital: 978-989-26-0506-7
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0506-7
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2010
Preço: 5,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 227

Sinopse

O Desporto Escolar pretende ser um instrumento de promoção da saúde, de inclusão e promoção social, de combate ao insucesso e abandono escolar, razões que justificam uma forte aposta do Governo neste sub-sistema do desporto infanto-juvenil. Há mais de 50 anos que a oferta do Desporto Escolar está prevista no sistema educativo, tendo, a partir de 2008-2009, sido tornada obrigatória em todos os estabelecimentos do Ensino Básico e Ensino Secundário, mantendo-se a adesão voluntária dos praticantes. Esta aposta é suscetível de ser traduzida em números. Existem atualmente mais de 40 modalidades desportivas desenvolvidas na rede de escolas, variando de acordo com os recursos materiais e humanos disponíveis. A importância assumida pelo Desporto Escolar nos projetos educativos, na vida dos 700.000 jovens envolvidos na atividade interna e externa e na comunidade em que a participação desportiva ocorre resulta num substancial esforço de formação de árbitros, juízes, oficiais, treinadores, professores, dirigentes. A presente obra acrescenta valor à política da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, que tem como objetivo primordial a salvaguarda da qualidade da prática oferecida aos jovens em contexto escolar, combinando a opinião de peritos e estudos em aspetos tão importantes como os assuntos expressos no título do livro: “crescimento, maturação e talento”. Desejamos e esperamos que a parceria entre a DGIDC e a Universidade de Coimbra possa continuar a dar frutos.

Sumário e Nota dos Coordenadores - PDF

carrinho3