a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Guia prático para a identificação de plantas invasoras em Portugal

GuiaPratIdentPlantInvaPort

Autoras: Hélia Marchant; Maria Morais; Helena Freitas, Elizabete Marchante
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0785-6
ISBN Digital: 978-989-26-0786-3
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0786-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2014
Preço: gratuito
Dimensões: 178 mm x 110 mm
N.º Páginas: 208

Sinopse:

As plantas podem causar sensações diversas, mas normalmente não as associamos à degradação do meio ambiente. No entanto, há plantas que podem causar muitos prejuízos, principalmente em ecossistemas naturais, mas também em áreas agrícolas, florestais e urbanas ou mesmo na saúde pública. Um exemplo são as plantas invasoras. Estas são plantas oriundas de outras regiões geográficas que conseguem reproduzir-se pelos seus próprios meios e aumentar muito a sua distribuição no território, chegando mesmo inibir o desenvolvimento de outras espécies. Aprender a identificar estas plantas, e reconhecê-las como problemáticas, é o primeiro passo para evitar a sua utilização e colaborar no controlo da sua expansão.

Neste guia, queremos dar a conhecer as plantas invasoras em Portugal, e alertar para os graves problemas que elas causam.

Foram também incluídas outras espécies com potencial invasor, mas que ainda não estão muito dispersas no território nacional. Estas espécies, que foram incluídas no sentido de alertar para esse potencial, comportam risco ecológico, começaram a dispersar, e podem vir a aumentar a sua distribuição. Devem, por isso, ser monitorizadas e a sua expansão vigiada de forma a evitar a sua propagação descontrolada e futuros problemas de invasão.

carrinho3