Imprensa da Universidade

Dimensões: 130 mm x 220 mm
N.º Páginas: 123

Sinopse:

O conhecimento das valências de um território assume-se como um importante factor para a sua sustentabilidade. É nesta perspetiva que se enquadra a obra Calheta Património Natural, a qual visa, antes de mais, contribuir para a divulgação dos aspetos naturais deste município.

A descrição ilustrada das condições físicas do território, direcionada a duas grandes unidades de paisagem, a costa e a serra, concilia referências pontuais à magnitude da intervenção humana neste território insular. Para cada uma das unidades é feita uma abordagem integrada das suas componentes físicas, dando primazia àquelas que mais contribuem para a definição da sua identidade.

Esta obra elenca ainda um conjunto de sítios e percursos selecionados e descritos com o objetivo de promover um contacto próximo com os elementos naturais de particular interesse na paisagem da Calheta. A excelência da paisagem e as singularidades dos elementos naturais foram aspetos determinantes à eleição dos miradouros, trilhos e rotas que finalizam a obra.

carrinho3