Imprensa da Universidade

Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar

Patrimónios de Influência Portuguesa

Autor: Walter Rossa, Margarida Calafate Ribeiro (Org.)
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1040-5
ISBN Digital: 978-989-26-1041-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1041-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2015
Preço: 15,90 €
Dimensões: 160 x 230 mm
N.º Páginas: 533

Sinopse:

O uso do plural no título deste livro, Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar, visa suscitar a pluralidade dos olhares sobre um objeto que resulta da composição de muitos outros. É, digamo-lo, a proclamação de um princípio multidimensional: não há um património com uma só origem, de um agente ou um grupo, que uma vez questionado dê sempre as mesmas respostas. Tudo depende do contexto a partirdo qual se lança o olhar, sendo a influência portuguesa o operador comum que, com recurso à História, organiza e disciplina os limites, sem contudo os balizar. Influência nos diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial.

Eis como, de forma muito sucinta, a problemática contemporânea do património nos apresenta dois desafios basilares: o reconhecimento de alteridades no seio de uma comunidade alargada e o desenvolvimento sustentável. No contexto do projeto que tem como eixo o programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa, e de tudo quanto se tem vindo a constituir em seu redor, isso é material de fundação e inspiração.

carrinhodecompras