a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

20 anos de jornalismo contra a indiferença

20AnosdeJornalismo

Organizadores: Ana Teresa Peixinho; Carlos Camponez, Isabel Nobre Vargues, João José Figueira
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0872-3
ISBN Digital: 978-989-26-0873-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0873-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Janeiro 2015
Preço: 10,60 €
Dimensões: 235 mm x 155 mm
N.º Páginas: 321

Sinopse:

O livro que agora se apresenta – 20 Anos de Jornalismo Contra a Indiferença – nasce de dois desígnios fundamentais: por um lado, celebrar duas décadas de ensino do Jornalismo na Universidade de Coimbra e, por outro, partilhar com um público mais alargado um conjunto de reflexões sobre os media, o jornalismo, a comunicação e o espaço público.

Se o ensino superior do Jornalismo em Portugal, relativamente tardio em relação ao resto da Europa, deu os seus primeiros passos no fim dos anos 70 do século passado, ele aparece apenas duas décadas depois na academia coimbrã. Contudo, esta foi, no contexto nacional, a primeira licenciatura em Jornalismo, distinguindo-se, quer em título, quer em objetivos, das licenciaturas então existentes no país.

A criação de uma Licenciatura em Jornalismo na Universidade de Coimbra, em 1993-1994, foi, por si, um acontecimento. Com efeito foi necessário que reitor, professores e jornalistas ousassem atualizar a oferta curricular da Faculdade de Letras, oferecendo um curso há muito desejado pela sociedade e pelo mercado, embora desconsiderado por alguns setores da academia. Correndo o risco de omitir alguém, a quem antecipadamente pedimos desculpa, não podemos deixar de recordar os esforços dos jornalistas João Mesquita, João Fonseca, em representação do Sindicato dos Jornalistas, e de Jorge Castilho, a quem mais tarde se viria associar o nome de Mário Martins, bem como o envolvimento decisivo do jornalista e professor Mário Mesquita, do então Reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão e dos professores João Roque e Luís Reis Torgal.

carrinhodecompras