Imprensa da Universidade

A experiência da primeira república no Brasil e em Portugal *

AExpda1RepnoBrasileemPortugal

Autor: Alda Mourão, Angela de Castro Gomes (Coords.)
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0522-7 (IUC) e 978-85225-0988-1 (PGV)
ISBN Digital: 978-989-26-0862-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0862-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2014
Preço: 15,00 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 472

Sinopse:

No sentido de estruturar e consolidar um projecto de intercâmbio institucional entre o CEIS20 e o CPDOC, efectuou-se este outro Encontro Científico, também ele coroado de êxito, porque exprimiu a vontade e o desejo de professores e de investigadores que partilham do sentimento de intercâmbio. Na verdade, é no diálogo crítico que se podem e devem repensar e questionar campos temáticos, na base da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade. E, assim, foi num quadro de referências, de fontes, de interpretações, de reconfigurações, que investigadores portugueses e brasileiros apresentaram tanto a produção de semelhanças quanto a de diferenças dos dois países, Portugal e Brasil, que comungam de uma “ancestralidade compartilhada”.

A Experiência da Primeira República no Brasil e em Portugal foi tema de análises teóricas e historiográficas, de perspectivas político-ideológicas, de discursos pedagógico-didácticos e culturais, de estudos biográficos, de considerações sobre dinâmicas económicas e sociais. Articularam-se escalas espaciais e temporalidades distintas na base comparatista. Evidenciaram-se diversas e diferentes vertentes no quadro da 1.ª República portuguesa e brasileira sempre esclarecedoras e a que não faltou o carácter inovador. Saudação e agradecimento são devidos aos Autores, às Coordenadoras, Alda Mourão e Ângela de Castro Gomes, às entidades organizadoras — CPDOC e CEIS20 — que, desta forma, cimentam e renovam o empenho e o entusiasmo num projecto comum, que hoje e mais uma vez se realiza e se deseja prolongado no futuro.

Maria Manuela Tavares Ribeiro

carrinho3