Imprensa da Universidade

Desenho: plasticidade e prática conceptual

Desenho plasticidade e pratica conceptual

Autores: António Olaio; Pedro Pousada
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0745-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Maio 2014
Preço: 16,50 €
Dimensões: 229 mm x 160 mm
N.º Páginas: 234

Sinopse:

Contrariando o hábito (sobretudo presente em muitas abordagens às práticas artísticas contemporâneas) de associar a palavra conceptual à ausência ou, pelo menos, à minimização do esforço, sobretudo o manual, a expressão “prática conceptual” no título deste livro tem o sentido de enfrentar a dimensão mental dos processos conceptivos sem qualquer descontinuidade com a manualidade, encarando-as como práticas da mesma natureza.

Foi essa a principal motivação dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos na disciplina de Desenho II do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Coimbra aqui publicados. Acreditamos que a diversidade do trabalho realizado terá um forte potencial motivador, sobretudo graças aos seus autores, os alunos e alunas que, de forma sempre surpreendente, foram bem além dos reptos por nós lançados.