Imprensa da Universidade

Dimensões: 260 mm x 255 mm
N.º Páginas: 173

Sinopse:

"A construção da Biblioteca Joanina parece ter obedecido a dois propósitos claros: um rei que quis eternizar-se e uma Universidade que necessitava de um espaço para guardar os seus livros.

(...)

Ao escrever agora sobre a Biblioteca Joanina, com critério e desenvolvimento, Carlos Fiolhais revela a erudição e o espírito inquisitivo que bem lhe conhecemos de muitos outros textos e que fazem dele um dos mais aclamados universitários nacionais. Mas o tom em que o faz não pode esconder o fascínio especial que o tomou desde há muito tempo, em especial ao longo dos sete anos em que dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade, assumindo então também os destinos da própria Biblioteca Joanina. Para além da importante informação que reuniu sobre a Casa da Livraria, o que mais impressiona no belo texto que assina é justamente esse vínculo de intenso afeto a que poucos têm resistido."

Excerto do Prefácio do Prof. Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, Diretor da BGUC

carrinho3