Imprensa da Universidade

Breve história da ciência em Portugal

Breve História da Ciência em Portugal

Autores: Carlos Fiolhais; Décio Martins
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-26-0043-7
ISBN Digital: 978-989-26-0176-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0176-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Gradiva
Edição: 1.ª
Data: Maio 2010
Preço: 8,48 €
Dimensões: 145 mm x 170 mm
N.º Páginas: 128

Sinopse:

«Breve História da Ciência em Portugal» é um resumo sobre a ciência que houve em Portugal desde o tempo dos Descobrimentos até ao fim do Estado Novo.

Num livrinho de divulgação como este deixaram-se propositadamente de fora a erudição, as notas de pé de página e a bibliografia exaustiva. Mas apresentam-se, pela primeira vez num só volume, a sucessão dos factos e personagens mais assinaláveis que constituíram e protagonizaram o percurso da ciência entre nós. Foi um caminho de avanços e recuos, avanços sempre que houve suficiente abertura ao exterior, e recuos quando, várias vezes, vezes demais, o país se fechou em si próprio. Se nomes como Pedro Nunes, Garcia da Orta, Avelar Brotero e Egas Moniz são mais ou menos conhecidos, muitos outros que se encontram nestas páginas são razoavelmente desconhecidos, não o merecendo ser.

Um sintoma do atraso português é a falta de atenção dada à história da ciência em Portugal: pois não é que ainda não havia um resumo como este, destinado a um público alargado?

Índice - PDF

carrinho3