Imprensa da Universidade

Comunidades imaginadas: nações e nacionalismos em África

Coordenadores: Luís Reis Torgal; Fernando Tavares Pimenta; Julião Soares Sousa
Língua: Português
ISBN: 978-989-8074-57-7
ISBN Digital: 978-989-26-0339-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0339-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Novembro 2008
Preço: 12,60 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 237

Sinopse:

A África, sobretudo a África de língua oficial portuguesa, constituiu uma área considerada fundamental para ser analisada, segundo os objetivos do grupo de investigação “Arquivo da Memória e História do Século XX”, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Este colóquio que teve como título principal “Comunidades Imaginadas” — que foi sugerido, como simples mote, pelo nome de um livro de Benedict Anderson, Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism (Londres, Verso, 1983), assim como pelo tema da X Semana Cultural da Universidade de Coimbra, “Imaginação” — e como subtítulo “Nação e Nacionalismos em África”, não teve outra finalidade senão refletir sobre a formação e os problemas das comunidades nacionais africanas, de uma maneira iniciadora (com a consciência da complexidade dos problemas) e convocando apenas alguns investigadores que puderam estar presentes.

Os textos aqui apresentados, aos quais não se quis, como critério assumido, dar uma uniformidade em termos de normas editoriais estritas, tentaram apenas expressar algumas reflexões sobre os temas, como ponto de partida para futuros encontros.

carrinho3