Imprensa da Universidade

Diplomatário da Sé de Viseu (1078-1278)

Diplomatário da Sé de Viseu

Autores: Leontina Ventura; João da Cunha Matos
Língua: Português
ISBN: 978-989-97066-0-6
ISBN Digital: 978-989-26-0347-6
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0347-6
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Instituto de Estudos Medievais/Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2010
Preço: 24,99 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 446

Sinopse:

Publicação de perto de quatrocentos documentos avulsos, organizados cronologicamente e com datas compreendidas entre os anos de 1078 e de 1278, provenientes do primitivo arquivo da Sé de Viseu, hoje disperso. Para além da sua transcrição paleográfica, contém os respetivos sumários, aparato crítico e abundantes notas.

Como a própria designação de Diplomatário faz ressaltar, abrange um diversificado número de diplomas de natureza e origem muito diversa — testamentos, doações, compras/vendas, inventários e pleitos; pontifícios, régios, episcopais, capitulares e particulares — cuja importância se torna maior, em virtude de terem sido consumidos pelo fogo em Viseu, em 1841, os preciosos arquivos dos mosteiros de Salzedas, S. Cristóvão de Lafões, S. Pedro das Águias e S. João de Tarouca e, ainda, porque não existem quaisquer arquivos particulares para esse período e região, como é sobejamente conhecido.

É precedido por uma Apresentação da coleção, de que é o primeiro volume, feita pela Professora Doutora Maria de Lurdes Rosa, de um Prefácio da autoria do Professor Doutor José Mattoso e de uma Introdução onde se apresenta a documentação e algumas das perspetivas de investigação que ela permite, quer sobre a Sé e o território de Viseu, quer sobre os diferentes níveis de poderes e de poderosos ali implantados.

Completa-o um desenvolvido índice onomástico que compreende todos os topónimos e antropónimos que surgem nos documentos.

carrinho3