Imprensa da Universidade

Estados autoritários e totalitários e suas representações

Coordenadores: Luís Reis Torgal; Heloisa Paulo
Língua: Português
ISBN: 978-989-8074-53-9
ISBN Digital: 978-989-26-0810-5
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0810-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data: Setembro 2008
Preço: 15,75 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 387

Sinopse:

Os textos apresentados correspondem às comunicações do seminário internacional “Estados autoritários e totalitários e suas representações”, realizado em Coimbra em novembro de 2008.

Foi mais um espaço de debate sobre um tema que, na sua linha básica — “Estados autoritários e totalitários” —, já foi abordado, noutras perspetivas, por esta equipa de investigação e por outros historiadores em Bolonha e S. Paulo.

A ideia que presidiu a este encontro foi sobretudo a de pensar os projetos totalitários e autoritários tal como foram vistos pelas suas testemunhas e atores, pelas imagens políticas que se formaram ou pela sua historiografia, considerando que a História também interroga as memórias, os escritos políticos e didáticos de época ou a escrita da história.

Os seus coordenadores optaram por apresentar estes textos na língua e na forma que os autores lhes deram, com os seus critérios próprios, sem intervirem fundamentalmente no sentido de uma uniformização. Se, assim, se perde em termos de uniformidade editorial, ganha-se — julga-se — na espontaneidade, completando assim um colóquio aberto à comunidade, que pretendeu ser o mais possível um seminário de debate.

carrinho3