Imprensa da Universidade

Introdução à geografia da saúde: território, saúde e bem-estar

Introdução à Geogr da Saúde

Autor: Paula Santana
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0726-9
ISBN Digital: 978-989-26-0727-6
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0727-6
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2014
Preço: 15,00 €
Dimensões: 227 mm x 160 mm
N.º Páginas: 192

Sinopse:

O surgimento de novas doenças, a inovação na prevenção e tratamento, o aumento da população das terceira e quarta idades exigindo novas abordagens e respostas, a falta de elasticidade da oferta de serviços de saúde, limitados pela escassez dos recursos disponíveis, estão fortemente associados quer às dramáticas alterações demográficas, ambientais e políticas das últimas décadas quer à significativa evolução do setor da saúde. Esta rápida alteração de contextos, potenciada pelo eclodir esporádico mas cada vez mais sistémico de crises de natureza política e económica, exige o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias, até agora ausentes do planeamento, organização e avaliação dos cuidados de saúde e dos resultados das suas intervenções. A intervenção da Geografia da Saúde permite ler e interpretar os factos e, inclusive, estabelecer hipóteses explicativas e de ação sobre alguns dos problemas existentes, tendo por base uma matriz territorial.
Em síntese, o objetivo geral da Geografia da Saúde é proporcionar conhecimentos que sirvam para compreender as relações que se estabelecem entre as condicionantes da saúde, os resultados efetivos das políticas e organização dos serviços na saúde das populações e as suas consequências no desenvolvimento do território.

carrinho3