Imprensa da Universidade

O mal: homem culpado homem sofrido

mal

Autor: Jerôme Porée • Hugo Barros (Trad.)
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0274-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/LIF
Edição: 1.ª
Data: Outubro de 2012
Preço: 20,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 264

Sinopse:

Nesta obra, dividida em duas partes, são apresentadas, em primeiro lugar, as soluções metafísicas clássicas para o problema do mal. A tradicional visão cristã do pecado original, a tese que explicava o mal pela ignorância e fraqueza da vontade humana, a ideia de que o mal tinha a sua origem numa vontade perversa ou mesmo indiferente, eis os temas que fundam os quatro capítulos da primeira parte. Aqui todo o mal físico é liminarmente reduzido o mal moral, de acordo com o esquema clássico da retribuição próprio de uma metafísica da ordem.

O falhanço deste tipo de metafísica é apresentado a seguir na segunda parte que assinala uma mudança fundamental de método que, correspondendo à crise da metafísica, passa da justificação à descrição do mal. Objetivo que se realiza por meio da introdução de uma fenomenologia da passividade humana. Neste tipo de reflexão é sublinhada a irredutibilidade do mal físico ao mal moral. O sofrimento da raiz do mal é revelado como uma experiência de contraste que desde logo afirma unidade ambígua da revolta e da esperança.

carrinho3