Imprensa da Universidade

ISBN: 84-7800-762-8
ISBN Digital: 978-989-26-0365-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0365-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/ Ediciones Universidad de Salamanca
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2002
Preço: 18,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 282

Sinopse:

Esta publicação (bilingue) dá conta das etapas desenvolvidas, por Geógrafos respetivamente das Universidades de Coimbra e de Salamanca, no âmbito de um projeto apoiado pelo Programa Europeu INTERREG IIC e cujo objetivo foi contribuir para a divulgação das novas tecnologias de informação, através da criação de centros telemáticos nas áreas rurais, numa lógica de reforço do comércio e serviços rurais existentes. Na base deste projeto está a experiência acumulada na Região de Auvergne (Região Central de França), um território afetado pelo declínio da economia rural. Os efeitos sinergéticos criados pela rede de Pontos Multi-Serviços nesta Região estimulou a transferência do modelo para territórios com idênticos problemas organizativos. Assim, na primeira parte deste livro é explanada a organização territorial e as características sócio-económicas do território raiano (províncias de Zamora e de Salamanca e Distritos da Guarda e de Castelo Branco) e respetivo enquadramento nas Regiões em que está inserido. Esta abordagem analítica prossegue na segunda parte desta obra com a evolução dos espaços rurais e estudos de centralidade e prestação de serviços. A terceira parte foca a seleção dos Pontos Multi-Serviços. Acompanha este livro um CD que contém uma base de dados estatísticos e cartográficos adicional.

carrinho3