Imprensa da Universidade

municipio

Autor: Maria Helena da Cruz Coelho
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0620-0 (IUC) • 978-989-8039-33-0 (CMC)
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Câmara Municipal de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Junho de 2013
Preço: 30,00 €
Dimensões: 220 mm x 330 mm
N.º Páginas: 260

Sinopse:

A cultura é a matriz da identidade coletiva de um povo, e é essencial reforçar o seu papel como elemento agregador da comunidade e como base da reconstrução da esperança coletiva num devir que mobilize positivamente o melhor que cada território possui.

Atentos a esta realidade, este esforço deve, sempre que possível, ser complementado por iniciativas que deem destaque e acrescentem valor ao património histórico da cidade, o que se tem traduzido, entre outras, na edição dos seus principais documentos históricos, sejam actas de vereação, posturas municipais ou cartas de foral, atribuídas ao longo dos séculos e que constituem os seus pilares fundacionais.

Aquando das comemorações dos 900 anos do foral de 1111, o Município de Coimbra, cujo arquivo histórico é guardião de uma significativa parte desse acervo documental, decidiu avançar com esta obra magna, em parceria com a Imprensa da Universidade de Coimbra, na qual, pela primeira vez na historiografia de Coimbra, foram editados em facsimile, traduzidos e profundamente estudados todos os seus “monumentos fundacionais”, de 1085 até 1516. A partir desta edição, avalizada pelo rigor científico da sua autora, Maria Helena da Cruz Coelho, Coimbra e o País passam a dispor de um instrumento de trabalho de excelência para melhor conhecer a gesta do território e do povo de Coimbra.

carrinho3