Imprensa da Universidade

Novos tipos de família: plano de cuidados

Novos Tipos de Família

Autores: Hernâni Caniço; Pedro Bairrada; Esther Rodríguez; Armando Carvalho
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-26-0055-0
ISBN Digital: 978-989-26-0196-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0196-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Junho 2010
Preço: 3,15 €
Dimensões: 170 mm x 120 mm
N.º Páginas: 57

Sinopse:

A classificação das famílias em cinco tipos clássicos tornou-se redutora na Medicina Familiar. Propõe-se nova classificação, prática e útil em avaliação da estrutura e dinâmica familiar, permitindo melhorar cuidados assistenciais aos utentes. É base para adaptação dos métodos de avaliação familiar à realidade do dia-a-dia da Medicina, e futura criação de novos métodos, atuais e efetivos.

Exprime-se opinião em atitudes, face à pesquisa bibliográfica, diagnóstico de situação e experiência clínica, e sugere-se debate face à relevância e pertinência do tema.

É apontada classificação dos tipos de famílias em três dimensões: estrutura e dinâmica global, relação conjugal e relação parental. Existe dinâmica nestas famílias, com tipos muitas vezes coexistentes, adaptados à evolução dos sistemas familiares. É fundamental plano de cuidados à família, que explicitamos para cada tipo de família. Introduz mais-valia no interesse da classificação e continuidade de cuidados em Medicina Geral e Familiar.

Sumário - PDF

carrinho3