Imprensa da Universidade

Portas adentro: comer, vestir a habitar na Península Ibérica (ss. XVI-XIX)

Portas Adentro

Autores: Isabel dos Guimarães Sá; Máximo García Fernández
Língua: Português/Espanhol
ISBN: 978-989-26-0032-1
ISBN Digital: 978-989-26-0201-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0201-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Secretariado de Publicaciones e Intercambio Editorial da Universidad de Valladolid
Edição: 1.ª
Data: 2010
Preço: 23,50 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 293

Sinopse:

O presente livro reúne esforços conjuntos de vários investigadores ibéricos e brasileiros no sentido de compreender a relação entre as pessoas e as coisas ao longo do período moderno, quer estas últimas constituam marcas de distinção, objetos de consumo corrente, ou façam parte de hábitos alimentares. Embora o estudo destes aspetos apresente a compreensível tendência para abordar grupos de elite, sempre melhor representados na documentação, pretendeu-se abordar um espectro diversificado de grupos e de ambientes sociais, no sentido de apreender diferenças e semelhanças entre os extratos médios e altos das sociedades ibéricas.

O conjunto de trabalhos agora apresentados corresponde a uma série de investigações em curso inserida no âmbito de dois projetos semelhantes realizados em Portugal, um na Universidade do Minho, e o outro sediado na Universidade de Valhadolide. Mais do que apresentar resultados finais, impossíveis nesta fase ainda preliminar, apresentam-se trabalhos em elaboração, e confrontam-se várias abordagens e metodologias de investigação, com o objetivo de expor as diversas opções que se abrem ao historiador que aborda as temáticas da cultura material, do consumo, e da vida doméstica.

carrinho3