Imprensa da Universidade

La Terre dans le monde romain: anthropologie, droit, géographie

La Terre dans le monde romain

Autor: Gérard Chouquer
Língua: Francês
ISBN: 978-2-87772-426-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Éditions Errance
Edição: 1.ª
Data: 2010
Preço: 32,00 €
Dimensões: 160 mm x 240 mm
N.º Páginas: 357

Sinopse:

Esta obra aborda as questões nucleares da relação com a terra no mundo romano. Quais são os diferentes estatutos jurídicos do solo, em Itália e nas províncias romanas? Que formas assume a fiscalidade fundiária? Que relações podemos intuir entre a técnica dos agrimensores e as questões jurídicas e sociais colocadas pela colonização? Como é que Roma procurou responder à contradição existente entre um registo cadastral supostamente fixo e a tradicional instabilidade das situações agrárias e ambientais? Como é que foi organizado o espaço agrário? A apresentação destes problemas conduz o autor (diretor de pesquisas do CNRS e docente de Arqueologia na Universidade de Coimbra) a verificar que existe uma relação social e espacial fundamental, que apelida de “fundiária” de modo a traduzir toda a riqueza da noção de “fundus”. Assim, esta obra configura uma base indispensável para estudar a terra no mundo romano, para determinar o sentido dos termos e para transitar do espaço agrário para o espaço social.

carrinho3