Imprensa da Universidade

Território e saúde mental em tempos de crise

Território e saúde mental

Autora: Paula Santana
Língua: Português
ISBN Digital: 978-989-26-1105-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1105-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2015
Dimensões: 210 mm x 297 mm
N.º Páginas: 173

Sinopse:

Apesar do significativo debate científico ocorrido nos últimos anos, a compreensão das condicionantes locais e económicas da saúde mental é ainda insuficiente e, em boa medida, inconclusiva. Os estudos de avaliação dos impactos dessas condicionantes na saúde mental são ainda mais escassos e os resultados obtidos menos robustos.
A primeira explicação para esta situação prende-se com a complexidade das relações em jogo, já que envolve fatores culturais e institucionais que variam bastante não só entre países mas também entre regiões e grupos sociais de um mesmo país. Se é verdade que existem aspetos relativamente recorrentes, não é menos certo que os contextos nacionais, regionais e locais explicam particularidades apenas compreensíveis à luz desses mesmos contextos.

Excerto do Prefácio de João Ferrão

downloadebook